sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Não tão querendo usar? Lobotomia neles!

Acho que não ficou claro o suficiente então vou explicitar: no post passado não defendo nem critico construção de usina nenhuma. Eu critico é o acefalismo que percebi na atitude de muita gente nesses últimos dias. Olha, sinceramente, se tem uma coisa que eu odeio é gente estúpida por opção.

Não tem problema nenhum em...hum...ter o teto baixo! Cada um tem seu limite. Cabe a cada um de nós tentar se superar e respeitar o próximo. Mas preguiça de pensar...ah, não, isso eu não respeito.

O que me fez postar o que postei foi o fato de ter visto muita gente da USP, gente que se auto-intitula a "elite intelectual do país" divulgando o vídeo. Só podem tar de sacanagem. Hoje em dia é legal pagar de 'cool' defendendo bichinho e abraçando árvore, mas ler meia dúzia de páginas pra entender um pouco mais...ah, não, pô. Mór preguiça.

Quem assistiu o segundo vídeo - no qual são apresentados os dados reais e feitas algumas contas em cima do que é falado no primeiro, sem emitir NENHUMA opinião contrária ou favorável - percebeu que a globo tá com uma epidemia séria de diarreia bucal.


Em tempo: minha opinião pessoal sobre a usina é inconclusiva. Baseado nos dois anos de engenharia elétrica que fiz (meu curso chama-se Engenharia Elétrica com Ênfase em Computação), sei que aquela região tem um déficit energético que nos próximos anos cobrará seu preço - lembrem-se que não se constrói uma usina da noite para o dia. Sei também que as bacias hidrográficas do Sudeste estão praticamente saturadas de usinas, mas isso não resolveria o problema daquela região, porque quando cursei Eletromagnetismo aprendi (às duras penas, diga-se) que transmissão de eletricidade a longas distâncias implica em perdas enormes. Em outras palavras: é como carregar água num balde furado.

O que eu NÃO sei é o quão grande é o impacto ambiental e humano do projeto como é hoje. Por não saber disso, não acho que tenho envergadura moral pra assinar petição nenhuma. Mas tenho certeza que vai ter algum leitor que saberá nos ensinar um pouco sobre essa questão. Poste nos comentários, por favor.

Um comentário:

  1. oi João, tudo bem ?
    Então estou no 5ºano de Eng Florestal, ja passei alguns meses na Amazônia e conheço justamente a região onde a usina será construída, tb não compartilhei o video achei o falaram muito absurdo e a globo é foda sempre quer manipular as massas, mas enfim, vamos ao que EU penso: a construção dessa usina causará um impacto ambiental gigantesco tendo em vista que irá alagar uma região enorme, muito maior do que o necessário para um lago de uma hidrelétrica "normal" por que la é uma região plana sem nenhum obstaculo natural ou acidentes topográficos que possam conter a água, e+ estamos falando da floresta amazônica berço de uma das maiores biodiversidade do planeta onde muitas especies não foram catalogadas ainda e que provavelmente não serão pois vão desaparecer no fundo de um lago, existem famílias que moram na floresta e vivem da floresta coletando fruto, látex, oleos e frutos, existe tb a questão do alto Xingu onde vive os nativos brasileiros "os verdadeiros donos" é uma cultura riquíssima e que sempre foram donos daquele território e agora vão perder as terras ondem vivem e onde enterram seus mortos. Quanto a necessidade da energia elétrica acho que existem "n" possibilidades, como energia eólica, bioenergia, até nuclear, que causariam menores impactos naquela região, sem contar que a região norte é a região com menor densidade demográfica do pais, será mesmo que necessita de tanta energia assim ??? Na minha opnião eles estão criando energia no meio do "nada" p/ mandar p/ lugar nenhum, será mais um elefante branco, assim como foi a transAmazonica, ferrovia Madeira Mamoré e todas os outros empreendimentos que tentaram sem sucesso. Mas isso é o que eu penso com base nas coisas que eu vi e estudei, pode ser que exista uma causa maior.
    Espero que tenha contribuído com alguma coisa :)
    Tenha uma boa semana !!!
    Moi Moi

    ResponderExcluir