sexta-feira, 11 de novembro de 2011

O que se pode aprender

Voltei de Uganda e tô atolado de trabalhos pra fazer, por isso ainda não tinha postado nada aqui (pra desespero da minha mãe haha!).

A viagem foi incrível! Impossível ir até lá e voltar a mesma pessoa de antes. Quer dizer, possível é, mas pra isso você tem que ser muito, mas muito cretino.

Lá é um país onde tudo falta. Tudo, até as coisas que nos parecem mais simples. Eletricidade. Água. Comida. E num lugar onde não há nada de material, o que resta?

As pessoas.

Num lugar como esse, não há como se esconder atrás de grife ou das facilidades modernas. Você é o que é, e pronto. Quem tem medo de descobrir quem é, não deve ir a um lugar assim. Ou se for, que trate de fechar bem os olhos e ouvidos. Porque lá, o belo e o terrível convivem lado a lado. As piores monstruosidades que o homem é capaz de fazer estão lá, com suas feridas, metafóricas e literais, ainda abertas pra quem quiser ver. E ao mesmo tempo, os maiores exemplos de Coragem e Bondade que já vi. Os mais puros sorrisos.

As pessoas. Pessoas que andam quilômetros para ir à escola, para buscar água, ou até mesmo para poderem dormir sem medo de serem sequestradas pelas milícias.

Pessoas que não tem nada e alegram-se em dividir o nada que tem com aqueles que tem menos ainda.

Pessoas com Esperança no futuro, mesmo que o presente não canse de lhes pisotear.


Diante disso, é difícil não se questionar. Quem sou? O que tenho feito da minha Vida?


Mas se isso tudo te assusta, não se preocupe, Uganda é muito legal até mesmo pra você - lá também dá pra fazer rafting no Rio Nilo e safári com os gorilas da montanha.

Um comentário:

  1. Nossa, deve ter sido uma experiência e tanto!
    Fico muito feliz por ti!
    Beijo,
    Marília

    ResponderExcluir