terça-feira, 29 de novembro de 2011

A Guerra de Inverno

Não sei quem de vocês gosta de história nem quem tem Twitter, mas recentemente eu descobri um que achei muito interessante. Em inglês e português, e também no Facebook. Ele está cobrindo a segunda guerra mundial "ao vivo". Pra quem gosta de história, é um prato cheio. Diversão garantida pros próximos 6 anos.


Legal, e o que isso tem a ver com este blog? Muito mais do que vocês imaginam!

Stalin nunca engoliu o fato de a Finlândia ter aproveitado a instabilidade da Revolução Comunista de 1917 e proclamado a própria independência do Império Russo. Na escola, muito se fala do "General Inverno" que derrotou Napoleão e Hitler quando invadiram a Rússia. Mas o que nem todo mundo sabe é que no inverno de 1939-40 foi o inverno finlandês que detonou os russos.

O Exército Vermelho tinha cerca de 3500 tanques e quase 4000 aviões. Os finlandeses tinham 30 tanques, 62 aviões e um terço do contingente soviético. O plano era "libertar" o povo finlandês e lá instalar um governo fantoche. A expectativa era de que assim que os russos cruzassem a fronteira, o povo finlandês se rebelasse contra o governo e aclamasse os invasores como seus líderes. Mas não foi bem isso que aconteceu.

Os finlandeses não só recusaram a benção da ditadura soviética como, aproveitando a vantagem de estarem lutando em casa, também deram um pau nos russos, pra falar o português claro. É verdade que no fim tiveram que entregar a Karelia, mas foi um preço baixo comparado ao que Stalin realmente aspirava.

Pra quem gosta de ler artigos: http://en.wikipedia.org/wiki/Winter_War


No Twitter, a ofensiva começa amanhã (é, eu não aguentei a curiosidade e procurei a data, apedrejem-me). Os russos estão estacionados na beira da fronteira e acusam os finlandeses de terem bombardeado anteontem uma vila do lado russo. A verdade é que a vila está fora do alcance dos canhões finlandeses, mas os jornais soviéticos publicam provocações contra os imperialistas que oprimem o povo da Finlândia.

Aguardemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário